top of page

O passar dos anos normalmente é cruel com os computadores, principalmente os com Windows. É normal eles perderem desempenho e tarefas que antes pareciam triviais começarem a demorar uma eternidade para serem concluídas.

Há algumas soluções que podem ajudar a acelerar o desempenho do seu computador que parece estar nos últimos dias. Veja algumas sugestões, baseados em lista publicada pelo Business Insider:

Execute programas de limpeza com frequência

O CCleaner é um dos melhores programas para realizar essa tarefa, limpando o cache e arquivos temporários de vários aplicativos no seu computador, o que pode fazer uma baita diferença no desempenho.

Remova efeitos visuais desnecessários

Se você usa o Windows 7, deve estar familiarizado com o tema Aero, cheio de transparências. Apesar de bonito, ele consome muitos recursos do computador, e, a longo prazo, pode começar a contribuir para sua lentidão.

Para removê-lo, clique com o botão direito na área de trabalho e selecione “Personalizar”. Pressione “Cor da janela” e desmarque a opção “Habilitar Transparência”.

Atualize seu antivírus

Sempre existe a chance de algum vírus ou malware estar causando problemas no seu computador. Atualizar seu software de segurança pode colaborar para eliminar a praga e aliviar a carga sobre o seu computador. É recomendável agendar rastreamentos semanais para que novas ameaças sejam detectadas antes de fazer estrago na máquina.

Reduza o número de programas executados logo ao iniciar o PC

Se o processo de inicialização do Windows está demorando muito, pode ser que o número de programas que automaticamente se abrem junto do sistema operacional esteja alto demais.

É possível ajustar isso. Para isso, entre no menu iniciar e procure por “msconfig” na barra de buscas. Execute o programa e entre na aba “Inicialização de programa”, onde haverá uma lista dos softwares que são ativados junto do Windows. Você pode desmarcar aqueles que considerar desnecessários.

IMPORTANTE: Se não souber para que serve qualquer item da lista, não mexa nele. Ele pode ser importante para o Windows, e desativá-lo pode danificar o sistema.

Descubra quais processos estão sugando seu computador

Ao pressionar o atalho Ctrl+Shift+ESC, o Gerenciador de Tarefas do Windows será exibido. Entre na aba “Processos” e veja se há algo utilizando memória RAM demais. Se houver algum item que não deveria estar ali, você pode selecioná-lo e pressionar “Finalizar Processo”. Em casos mais extremos, você pode até mesmo desinstalar o programa.

Se houver algum processo que você desconheça na lista, tente procurar por ele no Google para saber se você pode encerrá-lo ou como desinstalá-lo do seu computador.

Se o problema é o navegador, limpe o cache

Se a navegação está lenta, o problema pode ser no tanto de lixo que o seu navegador acumulou ao longo de anos de uso. Tente entrar nas configurações de seu browser e, normalmente na janela de “Limpar dados de navegação” há a opção para esvaziar o cache.

Reinicie o PC com frequência

Quando sua máquina fica ligada constantemente, alguns programas acabam usando mais memória do que precisam. Reiniciar a máquina soluciona estes problemas que possam estar ocorrendo no plano de fundo da máquina.

Ao reiniciar o PC, também podem ser instaladas novas atualizações que solucionem os problemas que você está tendo com a máquina.

Se nada der certo, reinstale o Windows

A famosa “formatação” permite limpar vírus e zerar todas as configurações do sistema, para que ele volte a funcionar como novo. Lembre-se de fazer backup do que for importante para você antes de fazer isso.

Coloque a mídia de instalação do Windows, reinicie o PC e siga as instruções que aparecem na tela. O processo pode ser bastante demorado. Se não se sentir confiante para fazer isso, procure um técnico ou alguém que possa ajudar.

Ou então coloque a mão no bolso e...

Compre mais memória RAM

Pentes novos de memória RAM não custam muito caro e fazem toda a diferença no desempenho do computador, principalmente com relação a realização de multitarefa. Não é muito difícil instalar um pente novo na máquina.

Troque seu HD por um SSD

Essa solução é um pouco mais cara, porque infelizmente os drives SSD ainda são mais custosos que os discos rígidos comuns, mas faz toda a diferença. A memória flash faz com que tudo seja iniciado com mais agilidade, incluindo o Windows. O processo de inicialização que parecia durar vários minutos pode ser reduzido a alguns segundos.-

10 dicas para fazer seu PC funcionar mais rápido
Você Sabia?
Saiba a Diferença entre Eles

Diferença entre: vírus, spam, spyware, worm, phishing, botnet, rootkit
 

Veja o que é a definição de: vírus, spam, spyware, worm, phishing. Um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.

 

VÍRUS

 

Um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios. O vírus de computador se instala com o objetivo de prejudicar o desempenho de uma máquina, destruir arquivos ou mesmo se espalhar para outros computadores. Com isso, um computador que tem um vírus instalado pode ficar vulnerável para pessoas mal intencionadas, que podem vasculhar arquivos do sistema, bem como roubar dados, como senhas e números de cartões de crédito. RELACIONADO O que é vírus de computador? A maioria das contaminações ocorre pela ação do usuário executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um e-mail. A contaminação também pode ocorrer por meio de arquivos infectados em pen drives ou CDs. Outro modo de contaminação é através do Sistema Operacional desatualizado, que sem correções de segurança, que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, poderiam causar o recebimento e execução do vírus inadvertidamente. Ainda existem alguns tipos de vírus que permanecem ocultos em determinadas horas, entrando em execução em horas especificas.Quem desenvolve tais vírus são pessoas com grande conhecimento em programação e em sistema operacional de computadores. Na Internet há um grande comércio de vírus, principalmente aqueles para roubo de senha de banco e cartões. Até alguns anos atrás, a maioria dos vírus somente se espalhava através do compartilhamento de arquivos em disquete, porém, com a popularização da Internet , novas formas de contaminação e de vírus surgiram, como por  e-mail, através de comunicadores instantâneos e por páginas html infectadas. A proteção do usuário consiste basicamente em não acessar arquivos enviados por desconhecidos, ou que sejam suspeitos e manter sempre um bom antivírus atualizado.

WORM

 

(verme, em português), na área da informática, é semelhante a um vírus, porém com um diferencial, é um programa auto-replicante. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se propagar, o Worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar. Um Worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema, além de se auto-replicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email. A partir disso, o Worm pode tornar o computador infectado vulnerável a outros ataques e provocar danos apenas com o tráfego de rede gerado pela sua reprodução - o Mydoom, por exemplo, causou uma lentidão generalizada na Internet no pico de seu ataque.Para se proteger dessa ameaça é preciso ter cuidado ao navegar pela Internet, bem como acessar arquivos enviados por conhecidos através de e-mail, já que podem estar infectados.

SPAM

 abreviação em inglês de "spiced ham" (presunto condimentado), é uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa. Na sua forma mais popular, um spam consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários. O termo spam, no entanto, pode ser aplicado a mensagens enviadas por outros meios e em outras situações até modestas. Geralmente os spams têm caráter apelativo e na grande maioria das vezes são incômodos e inconvenientes.No geral, esses e-mails indesejados contam apenas propagandas, porém, em alguns casos há também a presença de vírus, por isso, mesmo que pareça inofensivo é necessário ter cuidado.

SPYWARE

 

Spyware (aplicativo ou programa espião) consiste num programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento nem o seu consentimento. Diferem dos cavalos de Tróia por não terem como objetivo que o sistema do usuário seja dominado, ou mesmo manipulado, por uma entidade externa, por um cracker. Os Spywares podem ser desenvolvidos por firmas comerciais, que desejam monitorar o hábito dos usuários para avaliar seus costumes e vender estes dados pela internet. Desta forma, estas empresas costumam produzir inúmeras variantes de seus programas-espiões, aperfeiçoando-o, dificultando em muito a sua remoção.Por outro lado, muitos vírus transportam Spywares, que visam roubar certos dados confidenciais dos usuários. Roubam dados bancários, montam e enviam registros das atividades do usuário, roubam determinados arquivos ou outros documentos pessoais. Com frequência, os Spywares costumavam vir legalmente embutidos em algum programa que fosse shareware ou freeware. Sua remoção era por vezes, feita quando da compra do software ou de uma versão mais completa e paga. Traduzindo ao pé da letra, Spyware significa "aplicativo ou programa espião"

 

PHISHING

 

Em computação, phishing é uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir informações sigilosas, tais como senhas e números de cartão de crédito, ao se fazer passar como uma pessoa confiável ou uma empresa enviando uma comunicação eletrônica oficial, como um correio ou uma mensagem instantânea. Na prática do Phishing surgem artimanhas cada vez mais sofisticadas para "pescar" (do inglês fish) as informações sigilosas dos usuários.

 

BOTNET

 

O chamado Botnet é muito difícil de ser detectado e também analisado, pois ele se re-configura rapidamente e pode ser transmitido através de links que apontam para endereços IP de sites infectados. Atualmente ele é considerado o pior meio de infecção de um computador, pois pode atacar uma quantidade extremamente grande de vítimas.

ROOTKIT

 

Rootkit é o nome dado ao conjunto de ferramenta utilizado por um hacker após obter acesso remoto, tornando o computador instável. A sua remoção pode danificar os dados do computador, apesar de ser difícil de ser encontrado. O objetivo de tais ferramentas é ler, alterar ou influenciar os processos em execução, os dados do sistema ou arquivos.
 

Veja Abaixo como manter seu Computador Longe de Ameaças!!

Utilizar senhas fortes, com letras e números alternados

 

 se possível; Trocar as senhas periodicamente

 

 Usar somente sistemas operacionais atualizados e seguros

 

 Sempre ter um bom antivírus atualizado no computador

 

 Não abrir anexos desconhecidos em e-mails, ou em mensagens em geral

 

 Não baixar arquivos em sites suspeitos

 

 Suspeitar sempre de qualquer arquivo enviado.

Monitore seu sistema de segurança com o aplicativo iSIC

O que é a informática em nuvem?

 

Antigamente, você instalava um software no computador e armazenava os arquivos no disco rígido do PC. A nuvem já foi descrita como uma transformação de modelo de computação de desktop, com os usuários indo agora para o webtop.

A melhor maneira de explicar como funciona a computação em nuvem é usando um exemplo conhecido, o Facebook, que, atualmente, tem cerca de meio bilhão de usuários. Para criar um perfil, você não precisa comprar nem instalar qualquer software. Basta acessar o site com o seu navegador favorito e criar uma nova conta para usar o serviço. Todos os aspectos da rede social estão hospedados em data centers localizados em todo o mundo. As nuvens fazem uma conexão segura entre o aparelho que você está usando para acessar a Internet e os servidores que contêm o softwareque você quer usar. Qualquer arquivo que você crie, como e-mails, planilhas ou outros documentos também são encriptados e armazenados com segurança online. Qualquer aparelho pode ser usado para se conectar à nuvem, inclusive smartphones, tablets. PCsdesktops e laptops, netbooks e agora uma nova linha de notebooks, entre eles o Chromebook, que são fabricados especificamente para o uso da nuvem.

Circuito Fechado de Televisão (CFTV)

Veja de perto o que mais importa pra você: sua família e seu patrimônio

Com o sistema de Circuito Fechado de Televisão (CFTV), você tem a comodidade de acessar as câmeras instaladas na sua casa ou negócio podendo visualizar as imagens em tempo real do seu celular smartphone, tablet ou computador através do aplicativo Incorporado da RC INFORMÁTICA, além de gravar as imagens em Nuvem e incluir o Monitoramento de Câmeras ao seu plano de monitoramento. 

Benefícios do Circuito Fechado de TV (CFTV)

Confira os benefícios e serviços relacionados ao CFTV da

RC INFORMÁTICA E TECNOLOGIA:

Visualização em Tempo Real através do  Aplicativo


Permite visualização das imagens do CFTV em tempo real pelo seu celular smartphone, tablet e computador de  qualquer lugar do mundo através do Aplicativo Digital Mobile.

Gravação de Imagens em Nuvem


Possibilidade de incluir no serviço a gravação das câmeras do CFTV em Nuvem.

 

Disponível planos para gravação de câmeras de 7 dias, 15 dias e 30 dias.

Monitoramento de Câmeras


Visualização das imagens do CFTV 

Fornecimento de Câmeras de Última Geração


A RC INFORMÁTICA E TECNOLOGIA fornece todos os equipamentos necessários incluindo câmeras de segurança de última geração, analógicas ou IP. Os equipamentos podem ser fornecidos em modelo de venda. Solicite uma análise de segurança grátis e saiba mais.

Solicitação de Orçamento ( clique aqui ) e agende uma Visita!

Está cada vez mais frequente a divulgação de ocorrências envolvendo o patrimônio residencial dos brasileiros na mídia nacional. Independentemente do bairro, cidade, casa ou prédio os recursos aplicados pelos assaltantes para invadir o lar de uma família estão cada vez mais conhecidos. Com o objetivo de evitar que ações criminosas como essas tenham sucesso, a RC INFORMÁTICA adota medidas de segurança preventivas e combativas para a tranquilidade de seus clientes.

Para se ter uma ideia, em São Paulo, uma das cidades com maior índice de violência do Brasil, o número de roubos ocorridos em abril chegou a quase 16 mil casos. O bairro de São Mateus, região com imóveis de médio padrão, lidera o ranking paulistano com 422 casos. Já o Morumbi, considerado um dos bairros mais nobres da cidade, apresentou nada menos do que 232 registros desse tipo de ocorrência.

O que se pode verificar pelos dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo, é que o padrão do imóvel não é o fator preponderante para impulsionar esse tipo de ação pelos criminosos, mas sim a facilidade em executar o arrombamento. O simples fato de instalar um sistema de alarme em sua residência, com uma placa de inibição mostrando que o imóvel é monitorado, já inibe a ação criminosa.

Diante desse contexto, a RC INFORMÁTICA, com o intuito de promover a paz e a segurança dos Clientes recomenda uma série de condutas que, ajudarão você a proteger seu lar de furtos, arrombamentos, roubos ou qualquer conduta que possa tirar o sossego da sua família:

  • Mantenha sua rua e casa bem iluminada. Ruas iluminadas ajudam a coagir a ação de criminosos por facilitar sua identificação;

  • Ao alugar um imóvel, troque a fechadura. Nunca se sabe quem já teve acesso aquele local;

  • Ao sair de casa, não se esqueça de trancar as portas everificar o pleno funcionamentos das cãmeras. 

  • Instale câmeras externas em frente ao portão de sua casa. Dessa forma, antes de chegar ou sair de casa, é possível visualizar a movimentação da rua pelo monitor ou celular, com o aplicativo  Digital Mobile, e identificar qualquer ação suspeita antes de entrar ou sair;

  • Seja o mais breve possível na entrada e saída de casa, principalmente ao abrir os portões. Uma maneira interessante de se proteger é utilizando o monitoramento de câmeras e manter um botão remoto de pânico silencioso no veículo, que pode ser acionado em caso de uma abordagem suspeita;

  • Não deixe objetos de valor perto de janelas e/ou expostos ao público. Sem um bom atrativo, é possível diminuir o interesse de ladrões e, assim, é mais uma forma de evitar arrombamentos.

  • Não deixe acumular as cartas do correio em sua caixa postal enquanto estiver viajando. Pessoas mal intencionadas podem ter acesso às suas informações e utilizá-las em futuras investidas.

Com medidas simples e fáceis como essas, já é possível reduzir consideravelmente as chances de um roubo ou arrombamento, trazendo mais tranquilidade para sua família. Para saber mais dicas e como adquirir seu próprio sistema de alarme residencial e câmeras, entre em contato conosco. Sua tranquilidade é nosso compromisso!

bottom of page